Cemitério tombado na cidade do Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio de Janeiro tomba
Cemitério Israelita de Inhaúma

 

O Cemitério Israelita de Inhaúma (conhecido também como “Cemitério das Polacas”) foi tombado definitivamente pela Prefeitura como Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. O decreto nº 32993, de 27 de outubro de 2010, afirma que “o Cemitério Israelita de Inhaúma é um marco particular no âmbito dos campos santos da cidade do Rio de Janeiro por ter sido criado por mulheres que em um ambiente hostil se uniram para garantir sua sobrevivência”. Considera que: “a importância de garantir a estas mulheres uma memória que não as condene eternamente” e destaca: “a sua fundação em 1916, pela Associação Beneficente Funerária e Religiosa Israelita, representou um papel social relevante para uma parcela da população de imigrantes israelitas no país”.
Além disto, o texto justifica o tombamento como uma “necessidade de salvaguardá-lo de ações que prejudiquem sua integridade”. Desta forma, quaisquer intervenções físicas a serem realizadas no cemitério, situado à Rua Piragibe 99, deverão ser previamente aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro e, no caso de alteração ou demolição ilegal ou, ainda, sinistro no bem tombado, o órgão de tutela poderá estabelecer a obrigatoriedade de sua recomposição ou reconstrução, reproduzindo as características originais.

 

Fonte: Jornal “Alef On-line”, nº 1.511, de 29/10/2010.

Anúncios

Sobre elisianacastro

Historiadora com mestrado em Arquitetura e doutoranda do Programa de Pós Graduação de História (UFSC). Pesquiso sobre o tema dos cemitérios desde 2003.
Esse post foi publicado em Cemitérios, Cemitérios na net, pesquisas cemiteriais, pesquisas sobre cemitérios e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s