Interditus

No último sábado (17/04/2010) o Interditus promoveu a oficina: “O inventário como instrumento de proteção” em Blumenau (SC). O evento contou com a participação de alunos de história, professores e profissionais do setor funerário.

Na segunda parte da oficina visitamos dois cemitérios no bairro da Velha, onde foram realizadas atividades de inventariamento além de termos visitado as depedências da Funerária Hass, tradicional empresa do ramo funerário no Vale do Itajaí, instalada em Blumenau.

Quero agradecer o empenho dos integrantes do Interditus na realização do evento e também o apoio da FURB – Universidade de Blumenau, além do gentil convite do Sr. Rolf Mathias Haas e de seu filho Ronald para visitar a Funerária Hass. A seguir imagens da oficina:



Interditus – Grupo de Estudos Cemiteriais (SC)

O grupo tem por finalidade  promover  estudos em torno da temática cemiterial e da morte, como também, ações de preservação relacionadas com o patrimônio funerário em Santa Catarina.

A proposta é destacar o valor dos cemitérios como fontes para a história e como bens patrimoniais.

O grupo começou suas atividades em 6 de junho de 2009 e manterá reuniões quinzenais regulares para estudos direcionados.

O Interditus – Grupo de Estudos Cemiteriais (SC) tem sua sede em Blumenau, mas conta com participantes em Florianópolis e está aberto a novos integrantes.

Atualmente é composto por bacharéis e licenciados em História, formados pela  Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB e também pela  Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Os integrantes estão filiados a ABEC – Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.

Conheça nossos integrantes:

Elisiana Trilha Castro (coordenação)

Formada em História pela UDESC, mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFSC) e doutoranda em História pela UFSC.

· Trabalho de conclusão de curso: “Aqui jaz um cemitério: a transferência do cemitério publico de Florianópolis (1923-26)”.

· Dissertação: “Aqui também jaz um patrimônio: identidade, memória e preservação patrimonial a partir do tombamento de um cemitério (o caso do Cemitério do Imigrante de Joinville/SC, 1962-2008.

·       Doutorado: continua com o tema cemiterial.

Experiência profissional: Coordenou  Inventário de cemitérios de imigrantes alemães da Grande Florianópolis (SC).

Carlos Roberto Pereira

Formado em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Regional de Blumenau – FURB.

  • Trabalho de Conclusão de Curso: “Tambores Silenciosos, métodos de propagação das ideias  integralistas na região de Blumenau.”

Maria Helena dos Santos Moratelli

Formada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Regional de Blumenau – FURB.

  • Trabalho de Conclusão de Curso: “Ritos Funerários em Blumenau na década de 1940”.

Experiência profissional:

  • Pesquisa histórica familiar e empresarial. (Em andamento)

Raquel Brambilla

Formada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Especialização em História e Geografia do Brasil pela Universidade Dom Bosco.(Em curso)

Trabalho de Conclusão de Curso: “Fotografia e Lazer em Blumenau: A Legitimação da Elite Blumenauense nas primeiras décadas do século XX”.

Experiência profissional:

  • Monitora do Centro de Memória Oral e Pesquisa – CEMOP – FURB (2006/2008).

  • Pesquisa histórica familiar e empresarial. (Em andamento)

Julia Massucheti Tomasi

Graduanda em História da UDESC.  O trabalho de conclusão em andamento vai abordar os cemitérios de Urussanga (SC).

Experiência profissional:

  • Estagiária do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na pesquisa do Caminho das Tropas

  • Auxiliar de pesquisa no Projeto Ferrovias de Santa Catarina (IPHAN)

  • Bolsista voluntária da Universidade do Estado de Santa Catarina, Projeto de extensão SPECULA – Sistema de Pesquisa e Referência sobre Patrimônio Cultural de Santa Catarina.

Anúncios

3 respostas para Interditus

  1. Pingback: Os números de 2010 « Blog Pesquisas Cemiteriais

  2. Luiz Joao Firmo disse:

    Bem,sou professor de Ensino Religioso, na rede municipal de Pomerode,no Ensino Básico, fui a apresentação dos trabalhos realizados por vocês. Penso ser muito interessante e útil deste tabalho realizados por todos vocês. Estão todos de parabéns. É algo que precisa ser feito, estou trabalhando cemitério como patrimonio cultural em Pomerode, com meus alunos de 9 ano e pretendo usar o trabalho do Interditus para me fundamentar no projeo. Por isso fui a apresetação ontem no Cemiterio São José, onde tive o prazer de encontrar alguns amigos e todo este belo trabalho cintífico de vocês. Foi muito interessante e proveitoso para nós pois assim posso dar mais cientificidade ao trabalho do nosso projeto aqui em Pomerode na Escola Basico Olavo Bilac, onde tento dar uma nova visão ao Ensino Religoso, focando o campo sagrado do cemitério, que é um bem patrimonial e de crença e fé, junto com a morte e a vida continuada para alguns depois da morte e fim para outros, no entando respeitando a todos e dando o se devido valor como historia. Fiquei muito feliz pela iniciativa. Penso que uma inclusão em um roteiro turisico, dirigido para alguns cemiterio é muito proveitoso e interessante, pois hoje vivemos a ditadura da alegria e do sucesso. Pensar um pouco no que somos não faz mal a ninguém. Desejo me unir aos trabalhos de vocês se for possivel e se posso. Gratos pela atenção e mais uma vez parabéns pela apresetação e pelo trabalho realizado. Luiz

    • elisianacastro disse:

      Olá Luiz!!!!

      Obrigada pela presença e pelo carinhoso apoio ao nosso trabalho! Pena não ter te conhecido ontem! Que ótima a ideia de incluir a questão dos cemitérios na tua discussão sobre fé e contemporaneidade. Os cemitérios são um dos melhores locais para repensarmos os valores acerca da vida. Inclusive, um dos projetos que encaminhei para o Fundo de Apoio do Estado é o inventariamento dos dois cemitérios que estão na Rota Enxaimel aí em Pomerode. Espero que consigamos verbas! Por favor, mantenha contato para que possamos ter vc no Interditus!abraços!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s